Botox
Uma hiperatividade dos músculos da mímica a nível da face, nomeadamente entre as sobrancelhas, testa e ao redor dos olhos (os vulgares “pés de galinha”) contribuem para a formação de rugas de expressão.
Com a idade há uma redução do conteúdo de elastina e colágeno na pele, que também é agravada com o excesso de exposição solar, e desta forma essas rugas ficam mais aparentes e tornam-se permanentes.
O uso de Botox®, ou outra toxina botulínica ( como os Dysport®), que permite a inativação desses músculos, atenua (ou faz mesmo desaparecer) essas rugas.
Em algumas pessoas é necessário a utilização em conjunto de substâncias de preenchimento, como o acido hialurónico (por exemplo Restylane®), para se otimizar o resultado.
O que é o Botox® (toxina botulínica)?
A toxina botulínica (Botox®, Dysport®) bloqueia a transmissão do impulso nervoso em músculos específicos e desta forma este tratamento leva a que os músculos fiquem “relaxados” .
O tratamento com a toxina botulínica também bloqueia o impulso nervoso para as glândulas sudoriparas o que pode ser utilizado nos casos em que há uma sudação excessiva, como nos casos de hiperhidrose das axilas, face, mãos e pés.
Dado que os receptores que são bloqueadas pela toxina botulínica são continuamente substituídos o seu efeito não é permanente e em geral dura 3 a 4 meses a nível da face e a 12 meses nas glândulas sudoríparas.
Quais as indicações para o Botox®?
A toxina botulinica (Botox®, Dysport®) pode ser usada em grande numero de situações em que uma hiperactividade de actividade muscular pode causar rugas esteticamente inaceitáveis, assimetrias faciais após cirurgias,paralisias de Bell e espasmos musculares.
A toxina botulinica (Botox®, Dysport®) também está indicada no tratamento de situações em que o masseter está muito desenvolvido dando imagem de face quadrada. É possível modificar a forma da face para uma forma mais atraente ou em forma oval.
A hiperhidrose também é efetivamente tratada com a infecção de toxina botulínica (Botox®, Dysport®) nas axilas, mãos, pés e face.
Como é realizado o tratamento?
Na consulta inicial é determinado o objetivo e a expectativa do tratamento, tendo a preocupação de tomar nota de alguma assimetria, e desta forma é estabelecido o plano de tratamento para obtenção do resultado ideal em cada paciente.
O tratamento é feito em regime ambulatório e demora cerca de 10 a 15 minutos; o tratamento da hiperhidrose (sudação excessiva) demora 20 a 30 minutos.
O tratamento é doloroso? Causa nódoas negras?
Para se efetuar o tratamento é utilizado agulhas muito pequenas, que praticamente não se sente a picada, mas na verdade é sempre uma picada. Em geral é utilizado gelo ou anestésico tópico para que o que se sente seja apenas um desconforto.
Praticamente não fica com nenhuma marca após a aplicação, mas por vezes ocorre uma pequena equimose no local da picada.
Quando são evidentes os resultados?
O tratamento com toxina botulínica (Botox®, Dysport®) começa a ter o seu efeito pelo 3º-4º dia após a aplicação, atingindo o pico entre o 7º -14º dia.
Qual a duração dos efeitos?
A maioria dos efeitos mantém-se pelo menos 3 meses após o tratamento inicial.
Com vista a atingir o resultado ideal recomenda-se a repetição do tratamento de 3 em 3 meses no caso das rugas da face e 6 a 12 meses no tratamento da hiperhidrose.
Quais os riscos ou efeitos adversos deste tratamento?
Pode ocorrer pequenas equimoses (nódoas negras) e inchaço que desaparece em 3 a 5 dias após o tratamento.
As reações alérgicas são raras.
O atingimento de outros músculos, além dos que se pretende tratar é raro e de curta duração.
Deve evitar-se efetuar este tratamento na gravidez ou aleitamento, embora não haja evidencias que possa causar problemas ao feto ou bebé.
O tratamento com toxina botulínica (Botox®, Dysport®) pode ser efetuado em combinação com outros tratamentos/cirurgias?
O tratamento com toxina botulínica (Botox®, Dysport®) pode ser efetuado simultaneamente com muitos outros tratamentos facial como seja a aplicação de produtos de preenchimento, tal como o acido hialurónico, ou como complemento de blefaroplastias, lifting supraciliar ou ritidectomias.