Dermolipectomia Axilar

Indicação
Com o envelhecimento, após grandes emagrecimentos ou alternância de períodos de ganho e perda de peso, é comum que ocorra um abaulamento flácido da axila. Isto se deve ao excesso de pele formado pelo estiramento desta durante o período de sobrepeso ou da perda de turgor da pele devido à idade. Por ser a pele da axila relativamente fina, ela não contrai o suficiente após a perda ponderal, acarretando o excesso de pele local.

A dermolipectomia axilar (da axila) visa retirar este excesso de pele, proporcionando um contorno do axilar mais natural e menos flácido.

Tempo de internação
Geralmente 24 horas.

Tipo de anestesia
Geralmente peridural, mas anestesia geral é uma opção.

Pós-operatório
O paciente deve evitar o excesso de movimentos, principalmente levantar os braços acima dos ombros, por 30 dias, visto que a cicatriz se encontra na axila e será forçada nestes casos. Quanto menor for a tração sobre a cicatriz, menor será o seu alargamento.

Complicações
Dentre as complicações possíveis, mas pouco comuns, podem ser citadas: acúmulo de sangue (hematoma), acúmulo de líquido (seroma) e dor. Entre as complicações raras estão: infecção, sofrimento da circulação da pele (necrose), abertura da sutura (deiscências), tromboses venosas e problemas anestésicos.

Entretanto, quando a indicação da cirurgia é precisa, a técnica cirúrgica é bem executada, dentro de um centro cirúrgico adequado, os cuidados pré e pós-operatórios são seguidos corretamente, essas complicações são muito raras.

Por serem as complicações mais frequentes em paciente fumantes, estes devem se abster do cigarro por um mês antes da cirurgia, para minimizar os riscos.

Resultado definitivo
O resultado definitivo da dermolipectomia de braços é atingido após 6 meses da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz.